Instruções de Uso

O programa em si não tem interface, ele apenas usa a definição de espectro (na pasta data) e cria as malhas na pasta output. Com as malhas use o viewGeom.exe (ou viewMesh.exe caso queira ver as subdivisões da malha, neste caso carregar a versão -MESH do arquivo) para visualizá-las.

No arquivo está o executável compilado (em debug) que gera as malhas, além do arquivo com os dados do espectro. Também está incluído o código fonte em C++ com a solution do Visual Studio 2008.

Trabalho 1

O primeiro trabalho foi criar uma malha tridimensional das cores visíveis em CIE XYZ, CIE Lab e sRGB. Este trabalho foi dividido em quatro partes, onde, em cada uma, geramos as 3 malhas baseado no conjunto de cores disponíveis para cada parte.

A primeira parte era o conjunto de todas as cores visíveis obtidas a partir das combinações de fontes espectrais puras. Para resolver esta parte gerei um arquivo contendo os dados com o conjunto de cores. Os valores presentes são em xbar, ybar e zbar. Estes valores, para cada comprimento de onda, foram convertidos para xyY e, posteriormente, CIE XYZ. Além disso, gerei dois pontos (branco absoluto e preto absoluto). A malha foi gerada ligando cada ponto obtido pela conversão aos pontos gerados (branco e preto). Depois fiz um refinamento manual para que a malha mantivesse a "linha púrpura".

Fig. 1.1.1 - Malha CIE XYZ antes da correção da "linha púrpura"
Fig. 1.1.2 - Malha CIE XYZ depois da correção da "linha púrpura"
   
Fig. 1.2 - Malha CIE Lab
Fig. 1.3 - Malha sRGB

 

A segunda parte era gerar, a partir das cores representáveis no espaço sRGB, as malhas CIE XYZ e CIE Lab. Para isso o primeiro passo foi gerar o cubo sRGB (manualmente). Depois disso subdividi a malha para maior precisão e converti cada vértice para os respectivos valores XYZ e Lab.

Fig. 2.1 - Cubo sRGB das cores representáveis
Fig. 2.2 - Malha CIE XYZ
   
 
Fig. 2.3 - Malha CIE Lab
 

 

No desenvolvimento do trabalho foram utilizados dados encontrados no site do Bruce Lindbloom, além de alguns trechos de código disponibilizados pelo professor (Marcelo Gattass). Os visualizadores de malha e geometria são de autoria do professor Gattass.